Notice: Undefined variable: slugPostMetaTags in /home/defaultwebsite/public/common/php/snippets/footer.php on line 59 Delman - Perfeito para o seu viver - Segundo imóvel: conheça as particularidades desse tipo de compra
WhatsApp Subir

Blog

Segundo imóvel: conheça as particularidades desse tipo de compra

24/02/2021 às 17h14

A compra do segundo imóvel é uma excelente forma de investimento. Mas, diferente da primeira aquisição, fazer um segundo financiamento tem suas particularidades. Por isso, no post de hoje você vai descobrir quais são os aspectos dessa modalidade de investimento.

Um segundo imóvel é visto como um investimento para o futuro. Criar uma rentabilidade a médio prazo, deixar bens para os filhos, essas são algumas das opções de quem investe na aquisição de uma segunda casa.

Se você tem dúvidas sobre esse tipo de compra, confira abaixo algumas características antes de solicitar um financiamento:

 

Mas afinal, pode usar o saldo do FGTS?

A primeira dúvida que surge antes da compra do segundo imóvel é: pode usar o saldo do meu FGTS para adquirir um segundo imóvel? E a resposta é: não. O intuito do FGTS para a aquisição de um imóvel é facilitar e incentivar a moradia própria.

Se sua intenção é comprar para alugar, vender ou, simplesmente, deixar os bens para a família, você não vai poder investir utilizando o saldo do FGTS. Esse modelo de compra, inclusive, não tem regras explícitas na Caixa, mas é o que acaba acontecendo na prática.

E, para quem já quitou um primeiro imóvel financiado? Se você comprou o primeiro imóvel usando o saldo do FGTS e já quitou todas as parcelas com recursos próprios, é necessário comparecer à Caixa e solicitar uma análise.

A depender do tempo da quitação do primeiro, o saldo do seu FGTS pode ser liberado para a compra do segundo.

 

Então, como financiar o segundo imóvel?

Se você quer investir em um segundo imóvel pensando nos filhos ou em ter uma rentabilidade mensal, a opção mais comum é o financiamento bancário. Mas antes de procurar um banco, você precisa entender alguns detalhes.

Qual é o limite dado pelo banco para o financiamento de imóveis? De acordo com o mercado financeiro nacional, só é possível comprometer 30% da sua renda mensal na aquisição de um segundo imóvel. 

Importante lembrar que para buscar aprovação de crédito, você pode unir até 3 CPF’s.

Exemplo: suponhamos que a renda familiar mensal seja de R$10.000,00. Sendo assim, o valor da parcela do financiamento liberado pelo seu banco, que segue regras de financiamento impostas pelo Banco Central, será de R$3.000,00 (30% da renda). 

No entanto, se você ou sua família já tiver parte da renda comprometida com outro financiamento, o valor liberado pelo banco será menor, conhecido como valor remanescente. Ou seja, 30% da sua renda mensal menos o valor da parcela do financiamento pendente.

Portanto, ter conhecimento dessas regras ajudam antes de tentar um financiamento para a compra do segundo imóvel. Pois, diferente do primeiro, essa modalidade de investimento tem algumas particularidades, que vão desde o uso do saldo do FGTS até o funcionamento de financiamentos para compra de imóveis.

No mais, se este artigo foi útil para você, não esqueça de compartilhá-lo com quem tem a mesma dúvida. Além disso, aproveite os novos lançamentos imobiliários, em São Luís, da construtora Delman e invista, com segurança, em um segundo imóvel que já nasce valorizado.

Siga-nos no Instagram!